Por: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz em 2010-02-22 00:00:00
Informação à comunicação social – 22 de Fevereiro de 2010Até ao final de 2011 deverão ser instalados mais quatro oleões
Município de Reguengos de Monsaraz disponibiliza oleões para recolha de óleos alimentares usados
O Município de Reguengos de Monsaraz já tem disponíveis pontos de recolha de óleos alimentares usados (resultante da fritura de alimentos), designados por oleões, na Rua de Timor, Mercado Municipal, Rua Conde de Monsaraz e Bairro de S. João. Os munícipes podem utilizar estes equipamentos com capacidade para 500 litros para deposição do óleo alimentar usado, devidamente acondicionado em garrafa de plástico fechada.
Este projecto da empresa intermunicipal GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos em parceria com o Município de Reguengos de Monsaraz e mais 11 autarquias do distrito de Évora visa a implementação de um sistema integrado de recolha e valorização de óleos alimentares usados, garantindo o destino final adequado deste resíduo. Estes óleos serão recolhidos e encaminhados para valorização, obtendo-se benefícios ambientais e económicos com essa medida.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz considera que “é muito importante dar o encaminhamento adequado a este tipo de resíduo, evitando graves problemas de poluição na água e nos solos, entupimento e danos nas tubagens dos edifícios e distúrbios no normal funcionamento das estações de tratamento de águas residuais”. O autarca afirma que “até ao final do próximo ano vão ser instalados mais quatro oleões no concelho, além de alguns equipamentos de menor dimensão para utilização nas cantinas escolares”.
Carlos Manuel Barão