Diretor: José Paulo Dias Pinho Periodicidade: mensal

Notícias | Comentários

Por: Silva Pires em 2011-08-10 13:06:28

O lugar do Barrunchal, com cerca de 800 habitantes, pertencente ao Concelho de Sintra e à Freguesia de S. Pedro de Penaferrim está situado a Sul de Manique de Cima, por detrás do Cabeço de Manique e cercado pelo Concelho de Cascais.

Pertencendo ainda a Sintra os únicos acessos são feitos exclusivamente pelo Concelho de Cascais, por Manique de Baixo ou pela estrada de Trajouce.

Poucos sabem onde fica o Barrunchal e como lá chegar.

A única identificação de entrada a este bairro é uma placa feita numa chapa já amolgada e já tombada, com o nome pintado a pincel.

A sinalização que existe nesta localidade onde a movimentação de veículos escasseia torna-se excessiva e sem razão de ser, causando um autêntico labirínto para quem lá habita. Existem estradas com largura suficiente para o cruzamento de dois veículos onde só é permitido um sentido e estradas sem largura suficiente ao cruzamento de veiculos mas com dois sentidos. Esta sinalização obriga por vezes a percursos maiores e sem qualquer justificação, levando a muitos moradores infrigir a sinalização presente.

Transportes públicos no Barrunchal também são inexistentes, podendo apenas apanhar os mesmos só no Largo de Manique, pertencente já ao Concelho de Cascais, e ainda numa distancia consideravél, principalmente para pessoas idosas.

Para poder fazer deslocações ao Posto dos CTT na vila de Sintra, Câmara Municipal, ou mesmo SMAS de Sintra torna-se um autêntico pesadelo para estes habitantes.

A SCOTTURB, empresa de transportes públicos que faz várias carreiras em ambos os múnicipios tem duas carreiras, a 413 e a 464, ambas passam no Largo de Manique (Alcabideche, Cascais) mas nenhuma faz ligação direta com Sintra.

Com terrenos municipais presentes nesta localidade ainda não se compreende o porquê da Câmara Municipal de Sintra não ter dotado a mesma com espaços verdes ou um parque infantil, infra-estruturas presentes em grande parte das grandes zonas urbanas.

Há vários meses atrás agravou-se a situação de recolha de lixo por parte da HPEM (Empresa Municipal de Sintra) que deixou de efectuar essas mesmas recolhas durante três dias consecutivos, Sábados, Domingos e segundas-feiras, levando o lixo a acumular mais rapidamente, e por consequente, esse lixo espalha-se pelas estradas, ruas e terreno adjacentes deixando este bairro com um aspecto ainda mais degratante, colocando até em risco a saúde pública.

Esta situação de "isolamento" torna bastante complicado o dia-a-dia para os residentes, isto se verificarmos que alguns dos serviços até são prestados pelo Concelho vizinho (Cascais) como GNR e Bombeiros de Alcabideche.

De facto é um lugar calmo e simpático para se viver, tem condições para ser melhor do que está mas para modificar esta situação bastava apenas existir vontade politica (que até aos dias de hoje não houve), pois a conclusão a que facilmente se chega é que esta localidade em nada sai beneficiada ao pertencer a Sintra, pois tem-se mantido esquecida ao longo de vários anos pelo Municipio a que pertence

SOMA - Soc. Montagem de Automóveis, S.A., 2011-09-13 12:47:32
A SOMA é uma empresa certificada, segundo a norma NP EN ISO 9001:2000, para projecto, fabrico, montagem, comercialização e assistência técnica a equipamentos de limpeza urbana. Representando...

Câmara Municipal do Seixal, 2011-09-07 20:35:35
No dia 10 deSetembro, sábado, pelas 10.30 horas, é inaugurado o Lar de Idosos e Creche doSeixal, na Rua Quinta da Murtinheira, freguesia do Seixal. O equipamento tem acapacidade para acolher 52...

Parque Expo, 2011-08-29 11:52:23
Esclarecimento 1. A Parque EXPO 98, S. A. é uma empresa ímpar no panorama nacional e internacional, que desenvolve a sua atividade há 18 anos e que, apesar da manutenção do seu nome – que é...

Junta de Freguesia da Sobreda, 2011-08-26 13:41:09
Para conhecimento, foi nos solicitada pelos Presidentes da Direcção das Associações de Bombeiros Voluntários de Almada e Cacilhas, a divulgação do comunicado em anexo. COMUNICADO As...

Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, 2011-08-08 16:31:57
Informação à comunicação social – 8 de Agosto de 2011 Festival Reguengos Jovem vai apresentar projectos musicais do concelho Promoção das empresas e incentivo à realização de...

Câmara Municipal do Seixal, 2011-08-03 13:02:24
Reutilização de manuais escolares Projecto solidário Dar deVolta já entregou 4443 manuais escolares este ano Está a decorrer no Seixal mais uma edição do Darde Volta, um projecto...

uefa, 2011-08-03 11:37:14
Caso não saibam (que não é de estranhar...), disputa-se um dos mini-torneios de qualificação para a Liga dos Campeões Feminina, em Sintra. Este evento vai decorrer de 11-16 de Agosto.

uefa, 2011-08-03 11:32:21
Caso não saibam (que não é de estranhar...), disputa-se um dos mini-torneios de qualificação para a Liga dos Campeões Feminina, em Sintra. Este evento vai decorrer de 11-16 de Agosto.

Monica, 2011-08-01 14:53:52
FESTAS DO BARREIRO 2011 PROGRAMA 12 Agosto | Sexta-feira | ABERTURA OFICIAL DAS FESTAS | 21h MEI - Mostra Empresarial e Institucional | Junto à Escola Secundária Alfredo da Silva ANIMAÇÃO...

Ana Carolina Carvalho, 2011-07-29 17:12:37
Venha à FAVA!! Visite Côja!!!!

Go top