
Por: Camâra Barreiro em 2010-07-22 00:00:00
Nota à Comunicação Social
Do Solstício ao Equinócio
CMB promove actividades para
“Animação de Verão”
ACTIVIDADES EM JULHO
A Animação de Verão, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), prossegue em vários espaços do Concelho. Estendendo-se até Setembro, e com o mote “Do Solstício ao Equinócio”, o programa de actividades prevê para o mês de Julho, ainda, as seguintes actividades:
24 de Julho | sábado | das 10h00 às 18h00
Feira de Artesanato, de Coleccionismo e do Livro Usado e Mostra de Artes Plásticas pela Escola Secundária de Casquilhos
Largo do Mercado Municipal 1º de Maio | Barreiro
24 de Julho | sábado | 21h30
10 Anos de Aeróbica no Parque
Parque da Cidade | Alto do Seixalinho
24 de Julho | sábado | 22h00
Tony da Costa
Parque Paz e Amizade | Santo André
25 de Julho | sábado | 15h00
Visita ao espólio automóvel “À Descoberta dos Carros Antigos”
Palhais
30 de Julho | 6ª feira | das 9h30 às 17h00
Feira do Livro da CMB
Terminal Rodo Ferro Fluvial do Barreiro | Verderena
30 de Julho | 6ª feira | 21h30
Baile Popular | Organista SERENO
Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade
31 de Julho | sábado | todo o dia
Oficina de Fotografia Pinhole
Local a designar
31 de Julho | sábado | todo o dia
Feira de Artesanato
Praça São Francisco Xavier | Santo André
31 de Julho | sábado | 22h00
Tó Bagorro & Amigos (Blues)
Parque Paz e Amizade | Santo André
Recorde-se que durante todo o Verão estão previstas visitas ao Varino Pestarola, embarcação pertença do Município. As marcações podem ser feitas para o contacto: 21 214 87 60.
Mais informações: Divisão de Cultura e Património Histórico e Museológico; telefone 21 214 74 00; endereço electrónico: cultura@cm-barreiro.pt.
O programa – que pode ser consultado no Sítio Oficial da CMB na Internet em http://www.cm-barreiro.pt - está sujeito a alterações e às condições climatéricas.
«O Verão é a estação dos dias longos e das noites curtas.
É uma estação do ano marcada por duas datas: o solstício e o equinócio. O solstício tem lugar a 21 de Junho e tem a noite mais longa do ano e o equinócio a 23 de Setembro, em que dia e noite têm precisamente a mesma duração. Marcam também o início do Verão e do Outono.
Para aproveitar ao máximo o Verão, a Câmara Municipal do Barreiro apresenta o programa de Animação de Verão construído conjuntamente com as Juntas de Freguesia, que pretende dinamizar espaços públicos, divulgar artistas locais, fomentar a prática de desporto, trabalhar com o nosso movimento associativo e divulgar o nosso património. Este programa tem como ponto alto as Festas do Barreiro mas também destaca todas as Festas das Freguesias do Concelho que ocorrem neste período. E não podemos deixar de também destacar os Ateliers de Verão e os Parques Vivos, um programa de animação especialmente vocacionado para dinamizar os parques do concelho.»
In folheto de divulgação do evento
Atribuição de Subsídio à Cooperativa de Solidariedade Social e Cultural Operária Barreirense
No âmbito da Animação de Verão, a Big Band da Escola de Jazz do Barreiro realizou um concerto no recinto da Zona 4 do Alto do Seixalinho. Para fazer face às despesas decorrentes deste evento, a CMB aprovou, na sua reunião ordinária privada de 6 de Julho último, a proposta de atribuição de um subsídio no valor de mil euros à Cooperativa de Solidariedade Social e Cultural Operária Barreirense.
Ateliês de Verão 2010
Na mesma reunião e no âmbito do trabalho realizado pelo Serviço Educativo da Divisão de Cultura e Património Histórico e Museológico, foi aprovado o preço dos Ateliês de Verão estabelecendo-se 25 euros por quinzena, cada criança.
Os Ateliês realizam-se, no mês de Julho, são destinados a crianças entre os seis e os dez anos de idade. Decorrem em dois grupos de 15 crianças/cada, repartidos nas duas quinzenas do mês.
CMB 2010-07-22