Promontório do sitio da NazaréX

Nazaré

O Promontório da Nazaré é uma das mais espectaculares formações rochosas litorais que se encontra em plena Bacia Lusitânica. Esta formação de origem estrutural corresponde a uma série de episódios sedimentares (transgressivos e regressivos) relacionados com eventos geodinâmicos ocorridos entre o Cretácico Superior (Cenomaniano) e o Eocénico, já no Cenozóico. As rochas que formam a base desta estrutura são de origem sedimentar de fácies marinha bastante fossilífera, apresentando no topo fácies litorais, aluviais, fluviais e continentais.

As litologias que constituem esta formação variam desde calcários, calcários margosos, margas, grés grosseiro aos arenitos a conglomerados grosseiros.

Afectando a formação dos grés grosseiros são observáveis estruturas de colapso indicadoras de actividade sísmica passada. No topo desta formação, próximo do Forte de S. Miguel, aflora um complexo filoniano de basaltos olivínicos correlacionados com o Complexo Basáltico de Lisboa.

Nesta imponente estrutura, para além de interessantes fenómenos de meteorização que originaram uma geomorfologia peculiar, é também possível identificar um endocarso ocorrido durante o Cretácico Superior (Turaniano).