CARTA ABERTA - Um apelo ao diálogo: pela Gestão Integrada do Território

Sua Exa. Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Sua Exa. Senhor Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva
Sua Exa. Senhor Primeiro-Ministro, António Costa

Junto envio a Carta Aberta em anexo por "Um apelo ao diálogo: pela Gestão Integrada do Território" a respeito da audição do Sr. Presidente da Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Tiago Oliveira, na Assembleia da República e às posteriores reações do Sr. Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes.

A CPADA vem assim fazer um apelo à reflexão serena, à renovada emergência da ação climática e ao respetivo financiamento plurianual de prevenção e combate aos fogos rurais. A sustentabilidade, enquanto superior interesse nacional, requer um esforço de diálogo institucional, uma energia coletiva que não pode dispensar ninguém.

A estratégia de redução das emissões para atingir a neutralidade carbónica até 2045 exige uma ação consequente, com investimento público e privado eficiente. A nossa floresta – o nosso território – não podem ser reduzidos a uma disputa institucional.

O sobressalto técnico, cívico e independente para o qual a AGIF nos convoca tem de estimular um consenso nacional, regional e sub-regional que assente no melhor conhecimento e qualificações disponíveis ao qual a AGIF tem dado resposta, sem descurar a proximidade dos cidadãos à qual as corporações de bombeiros dedicam grande parte da sua energia.

Para sermos mais eficientes coletivamente, temos de nos sentar à mesa, deixar de lado queixas-crime e declarações menos felizes: a bem do futuro do nosso país e das próximas gerações.

Com os melhores cumprimentos
Pelo Conselho Executivo da CPADA,
José Manuel Caetano

logo CPADA

Go top